top of page
05072020-DSCF0536.jpg

Uma conversa sobre maquilhagem para noivas com Joana Riachos


Porque é importante contratar uma maquilhadora profissional para um casamento?


A maquilhadora é alguém que vai ajudar a construir o look da noiva e a fazer com que ela se sinta no seu melhor: mais confiante, ainda mais bonita e com uma maquilhagem duradoura e harmoniosa, que resista a suor, lágrimas, beijos, muita dança, comida e bebida. Idealmente, uma maquilhadora vai saber como preparar e maquilhar a pele da noiva para esconder alguma imperfeição e potenciar as suas feições da melhor forma. Já para não falar que o momento da maquilhagem e/ou cabelos deve ser relaxante e deixar a noiva livre de preocupações.



Porquê escolher a Joana Riachos?


Gosto de perceber quais são as eventuais preocupações e desejos de uma cliente, recomendar estratégias e fazer sugestões para que se sinta entregue a mim com confiança e sem hesitações. Em relação ao tipo de maquilhagem que me caracteriza, posso destacar a importância da preparação da pele para que esta fique perfeita (ou o mais próximo da perfeição possível) e a preferência por looks ligeiramente mais naturais. Estarei sempre disponível para respeitar os pedidos de cada cliente, seja para criar uma maquilhagem mais intensa e chamativa, ou para fazer um look mais angelical e suave, mas gosto bastante de criar uma imagem natural, com destaque em certos pontos-chave das clientes (sejam os olhos, os lábios, as pestanas, etc) e sem exageros.




Qual a importância de uma boa maquilhagem para uma noiva?


Mais do que uma boa maquilhagem, diria uma boa pele. Uma maquilhagem só pode ficar impecável se a pele da cliente estiver cuidada. Isso significa que apenas a maquilhagem não faz milagres. Como maquilhadora, o meu papel passa também por fazer uma avaliação prévia do estado da pele da cliente e aconselhá-la da melhor forma, para garantir que no dia do casamento ela esteja no seu melhor. No entanto, uma boa maquilhagem é de grande importância para uma noiva, já que o dia do casamento é uma ocasião em que irá ser fotografada, será um dia cheio de emoções e é bastante provável que chore, que dê muitos beijos ao noivo, que dance muito e por isso transpire...é de extrema importância criar uma imagem cuidada e resistente, que sobreviva a todos esses momentos e que deixe a noiva linda. Não esquecer que as fotografias e vídeos de casamento se mantêm durante anos, por isso é importante que a noiva esteja sempre linda em todos esses momentos capturados pelos fotógrafos e videógrafos.


Foto: Rita Santana Photography



Quantas horas, em média, precisas para maquilhar uma noiva? Consegues maquilhar além da noiva, a mãe ou as madrinhas?


Por norma, uma noiva demora entre uma hora, a uma hora e meia a ser maquilhada. Claro que poderei demorar menos tempo, conforme o pedido da noiva, mas para garantir um resultado satisfatório para ambas as partes, conto sempre com uma hora. Isto porque é extremamente importante preparar a pele antes da aplicação da maquilhagem, mas também porque fazer uma pele impecável e resistente é um processo que leva o seu tempo.

Já fiz casamentos em que maquilhei a noiva e a mãe, tudo depende do tempo que ambas podem despender para serem maquilhadas. Também já tive casamentos em que apenas maquilhei as madrinhas, várias de seguida. Trata-se de uma questão de planeamento, com a devida antecedência, tudo se consegue!



Fazes prova antecipada? Porque é importante fazer e com quanto tempo antes? Tem custos?


Sim, faço sempre uma prova de maquilhagem de noiva. Considero a prova algo extremamente importante, mas é algo que deixo sempre ao critério da cliente. O meu orçamento para maquilhagem de noiva inclui sempre uma prova, que deve ser marcada uma ou duas semanas antes do casamento. É nessa prova que posso conhecer pessoalmente a noiva, analisar a sua pele e rosto detalhadamente e sem pressa, fazer um aconselhamento de rotina de pele, testar looks de maquilhagem e alcançar a imagem que a noiva deseja, para depois reproduzir no dia do casamento. Idealmente tiro também fotografias aos detalhes da maquilhagem e tiro notas, para saber exatamente que produtos e tons usar naquela cliente. Este tipo de provas não deve ser marcado com demasiada antecedência, porque a pele da noiva pode sofrer alterações ou até mudar de tom (ficar mais ou menos bronzeada), pelo que a maquilhagem de teste deve ser a mais aproximada à do dia do casamento possível.



Se a noiva chorar durante a cerimónia, a maquilhagem vai borrar?


Este é um medo muito comum nas noivas e justifica-se! Ninguém quer estar no dia do seu casamento com olhos borrados e maquilhagem a escorrer pelo rosto, certo? Quando a maquilhagem é bem feita, deve resistir a tudo, até às lágrimas que naturalmente surgem neste dia especial. Uma maquilhadora competente deve ser capaz de fazer uma pele resistente a tudo e usar produtos à prova de água nos olhos, para que nada borre ou escorra. A maquilhagem de teste serve também para perceber qual a durabilidade dos produtos e a forma como foram aplicados na cliente e ajustar, caso seja necessário. No entanto, caso chore, não deve esfregar os olhos ou o rosto, mas dar pequenos toques com um lenço de papel que permita absorver as lágrimas, sem deixar marca. Não há que ter medo de chorar num dia tão importante como o do casamento!



Quanto, em média, a noiva deve gastar com maquilhagem?


Diferentes profissionais praticam diferentes preços e claro que a experiência/portfólio de cada um também conta. Para uma consulta dos meus preços, nada melhor que enviar-me um e-mail, indicando que tipo de maquilhagem pretende, data e local do evento. No entanto, diria para as noivas suspeitarem de preços abaixo dos 100€.

É importante que as clientes percebam que uma maquilhagem de noiva é tecnicamente mais exigente, são utilizados muitos mais produtos do que noutro tipo de maquilhagem (para assegurar que esta é resistente ao máximo) e há muito tempo investido por parte dos profissionais (incluindo a prova, as deslocações, a preparação de pele, os aconselhamentos, a criação de um momento relaxante, etc).



Contactos JOANA RIACHOS

bottom of page